Polícia Militar da Bahia promove encontro em dia dos psicólogos
Evento foca na importância do cuidado psicológico para os policiais e seus cuidadores
Foto: Ascom/PMBA
O Instituto Anísio Teixeira, em São Marcos, em Salvador, recebe nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27) o 6º Encontro dos Psicólogos da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Com o tema “Um olhar sobre o cuidador”, o evento busca promover a troca de experiências e o alinhamento entre os profissionais que atuam diretamente na corporação. A iniciativa visa melhorar o bem-estar psicológico dos policiais, essencial para o desempenho eficiente das funções e para a manutenção da saúde mental da tropa.
Durante o encontro, são discutidas questões fundamentais sobre a assistência psicológica prestada aos militares e seus familiares. A psicóloga Mariane Cavalcante, do Centro de Valorização Policial (CEVAP) do Comando de Policiamento da Região Norte, destacou a importância de ouvir as necessidades de ambos os lados — psicólogos e policiais — para aprimorar a qualidade do atendimento. Com 38 profissionais dedicados à assistência psicológica no estado, a PMBA busca garantir que esses especialistas estejam sempre preparados para oferecer o melhor suporte possível.
A capitã Larissa Assis, coordenadora de Assistência Psicológica da PMBA, enfatizou a relevância do evento, que coincide com a celebração do Dia do Psicólogo. “Este evento é alusivo ao Dia do Psicólogo e tem uma grande importância, principalmente para que possamos debater sobre a psicologia que está sendo desenvolvida aqui na Polícia Militar. O tema que a gente traz esse ano é o cuidando do cuidador, considerando o olhar que a PM tem para esse profissional. Dessa forma, o foco é desenvolver atividades e ações para que esses psicólogos possam estar prontos e aptos para cuidar do efetivo da PM”, afirma.