NotíciasPolíciaPF investiga suposto esquema de fraudes no sistema migratório

PF investiga suposto esquema de fraudes no sistema migratório

Grupo criminoso usava mulheres para manter estrangeiros no Brasil

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) desarticulou nesta terça-feira (1) uma organização criminosa que realizava crimes relacionados à regularização migratória federal. A ação foi feita durante a Operação Enlace, que tem a finalidade de apurar a atuação de organização criminosa especializada na regularização migratória de estrangeiros no Brasil. Os crimes envolviam a identificação e aliciamento de mulheres brasileiras que estavam dispostas a se casarem com estrangeiros para garantir a permanência deles no país.

De acordo com a polícia, as mulheres eram pagas para realizarem os casamentos. As investigações começaram em 2021, a partir de uma denúncia sobre fraudes em pedidos de residência estrangeira no Brasil, fundamentados em casamento com nativas.  Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, nas cidades de São Paulo, Recife e Caruaru, todos eles expedidos pelo juízo da 16ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.

Os investigados podem ser indiciados por formação de organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. As penas máximas podem ultrapassar 19 anos de prisão.

Tags

Notícias Relacionadas