'Operação Thorin' prende empresários suspeitos de sonegar R$ 35 milhões
Operação da Força-Tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia foi deflagrada nesta quarta-feira (30)
Foto: Divulgação/MP-BA
A 'Operação Thorin' foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (30) pela Força-Tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia, com o objetivo de investigar um grupo empresarial suspeito de sonegação fiscal. O grupo, que atua no setor de mineração, beneficiamento, indústria e comércio de minerais, teria sonegado cerca de R$ 35 milhões do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Durante a operação, dois empresários foram presos e foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, na Bahia e em Minas Gerais. Conforme as informações, o grupo vem se articulando para ocultar diversos bens e valores, utilizando familiares e laranjas.
Na Bahia, a operação contou com a participação de policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), além de promotores de justiça, advogados e servidores do Fisco Estadual e do MPBA. Em Minas, a operação contou com o apoio do Cira do Estado de Minas Gerais, promotor de justiça, delegado, policiais civis e auditores da Receita Estadual.