Mais de 8 kg de haxixe são apreendidos em navio no Porto de Salvador
Droga estava escondida em quadros de energia de embarcação que veio da Europa; PF investiga esquema internacional

Agentes durante operação |Foto: Divulgação
Mais de 8,8 kg de haxixe foram apreendidos pela Polícia Civil da Bahia durante uma operação realizada nesta segunda-feira (21) no Porto de Salvador. A droga foi encontrada escondida em quadros de energia de um navio que havia atracado na capital baiana após passar por diversos países.
A embarcação iniciou sua rota em junho, saindo de Salvador, passando por portos em Santos, Itapoá, Paranaguá, Itaguaí, e, posteriormente, navegando até a Europa, onde aportou em Algeciras (Espanha) no dia 11 de julho e em Tânger-Med (Marrocos) no dia 13. O navio retornou ao Brasil e chegou novamente a Salvador nesta segunda-feira.
A suspeita da polícia é de que o haxixe tenha sido embarcado no Marrocos, país conhecido como um dos maiores produtores da droga no mundo. Segundo a delegada da alfândega, Sandra Magnavita, o carregamento estava destinado ao Brasil, mas o destino final dentro do país ainda não foi identificado.
O material apreendido foi encaminhado à Polícia Federal, que ficará responsável por aprofundar as investigações e tentar identificar os responsáveis pelo tráfico internacional, incluindo os possíveis receptadores em território nacional.
A ação reforça a preocupação das autoridades com a utilização de rotas marítimas para o tráfico internacional de drogas, especialmente com métodos de ocultação cada vez mais sofisticados.