Confira a lista de chefes do Comando Vermelho mortos na megaoperação no Rio de Janeiro
Ao todo, nove nomes foram divulgados, sendo três baianos

Alguns chefes do CV que foram mortos na megaoperação |Foto: Reprodução/TV Anhanguera; Erlon Rodrigues/PC-AM; Reprodução/Redes Sociais; Divulgação/Polícia Civil
A Cúpula da Segurança Pública do Rio de Janeiro divulgou, na manhã desta sexta-feira (31), os nomes dos criminosos mortos durante a megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte da capital fluminense. Entre os alvos, estão identificados chefes do Comando Vermelho (CV) oriundos de outros estados, que atuavam em articulação direta com a cúpula da facção.
De acordo com o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, as comunidades da Penha e do Alemão se consolidaram como o quartel-general nacional do Comando Vermelho, funcionando como centro estratégico de decisões e treinamento de criminosos vindos de várias partes do país. “Nesses locais, são feitos treinamentos de tiro, para que os marginais sejam formados aqui e retornem aos seus estados de origem, disseminando a cultura da facção”, afirmou Curi.
A operação, considerada uma das maiores já deflagradas no estado, tinha como principal alvo o traficante Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca. Apontado como o maior líder do CV ainda em liberdade, ele conseguiu escapar do cerco policial. Doca é considerado o número três na hierarquia da facção — logo abaixo de Marcinho VP e Fernandinho Beira-Mar, ambos presos em penitenciárias federais.
Confira a lista dos chefes do CV identificados na operação
- Chico Rato: Douglas Conceição de Souza (32) - Manaus (AM);
- Gringo: Francisco Myller Moreira da Cunha (32) - Manaus (AM);
- Russo: Alisson Lemos Rocha (27) - Vitória (ES);
- Mazola: Danilo Ferreira do Amor Divino (38) - Feira de Santana (BA);
- DG: Diogo Garcez Santos Silva (31) - Feira de Santana (BA);
- FB: Fábio Francisco Santana Sales (36) - Alagoinhas (BA);
- Fernandinho: Fernando Henrique dos Santos (29) - Goiânia (GO);
- PP: Wesley Martins e Silva (27) - Belém (PA);
- Rodinha: Marcos Vinicius da Silva Lima (27) - Itaberaí (GO).
Segundo as autoridades, o objetivo da ofensiva foi enfraquecer o núcleo nacional da organização criminosa, que vinha coordenando ações violentas em outros estados a partir do Rio de Janeiro. A lista de mortos, segundo a polícia, inclui integrantes considerados de alta periculosidade e responsáveis pela expansão das atividades do CV pelo país.
Outros suspeitos da Bahia:
- Luiz Carlos de Jesus Andrade, 23 anos, natural de Feira de Santana
- Jônatas Ferreira Santos, de 37 anos, natural de Eunápolis
- Emerson Pereira Solidade (Piter), de 27 anos, natural de Porto Seguro
- Ricardo Aquino dos Santos
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


