NotíciasPolíciaBalanço dos 7 primeiros meses do ano revela redução da violência na Bahia

Balanço dos 7 primeiros meses do ano revela redução da violência na Bahia

A SSP divulga estatísticas revelando uma queda significativa em mortes violentas e crimes, além de destacar os avanços na tecnologia e o aumento no número de prisões e apreensões no estado da Bahia

| Autor: Felipe Cerqueira

Foto: Alan Dantas/SSP

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (19) para a divulgação do balanço estatístico da segurança pública nos 7 primeiros meses do ano de 2024. Como resultado das ações policiais realizadas no estado, ocorreu uma redução de 13,8% nas mortes violentas em comparação ao ano passado.

O Secretário de Segurança Pública, Marcelo Wener, em conjunto com as forças militares do estado, realizou diversas operações e ações ao longo dos meses de janeiro a agosto de 2024, que resultaram na queda no número de ações violentas na Bahia. Em comparação ao ano passado, houve uma queda de 15,3% no roubo de veículos, 3,5% no furto de veículos, 35,1% no roubo de ônibus e também 87,5% no roubo a banco.

Ao todo, foram capturados 10.922 criminosos pela polícia, com uma média de 55 prisões por dia, um aumento de 3,5% em comparação ao ano de 2023. Dentre essas prisões, 472 foram realizadas por meio da tecnologia de reconhecimento facial. Além disso, ocorreram a prisão de 65 líderes de grupos criminosos, sendo 16 pertencentes ao "baralho do crime" e 19 criminosos oriundos de outros estados do Brasil.

Em relação às apreensões realizadas pelas forças militares do estado, foram apreendidas 3.460 armas, com uma média de 16 por dia, e um aumento de 9,0% em comparação ao ano de 2023. Além disso, foram apreendidas cerca de 3,5 toneladas de drogas, desarticulados 12 laboratórios e erradicados 339 mil pés de maconha.

No ano de 2024, foram realizados diversos investimentos por parte do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, com a contratação de 270 policiais, entrega de 72 fuzis para a Polícia Civil, criação da desarme, e a aprovação de 3.000 candidatos nos concursos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica. Outros 1.200 reservistas da PMBA e também dos Bombeiros foram convocados para prestação de serviço ao estado.

Tags

Notícias Relacionadas