UE aprova acordo de livre comércio com o Mercosul depois de 25 anos de negociação
Agora, com o voto vencido, a França prepara reação para tentar barrar acordo

Foto: Reprodução
Depois de mais de duas décadas de negociações, o acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul avançou de forma importante. Uma maioria dos países europeus que fazem parte da união aprovou o tratado nesta sexta-feira (9), mesmo diante da forte reação de agricultores e da oposição aberta da França, segundo a AFP.
Com o sinal verde para a aprovação, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já poderá viajar na próxima segunda-feira ao Paraguai para formalizar a assinatura do pacto com os países da América Latina. O Paraguai é o país que está na presidência rotativa do Mercosul em 2026.
Enquanto isso, embaixadores dos 27 Estados-membros da União Europeia permanecem reunidos em Bruxelas para discutir os últimos detalhes do texto e os desdobramentos políticos do acordo.
Sendo considerado como "histórico", o acordo levou 25 anos para ser concluído e prevê a criação de uma zona de livre-comércio que reunirá mais de 720 milhões de consumidores. Juntas, as economias envolvidas representam um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em US$ 22,3 trilhões.
A tentativa de assinatura havia sido adiada em dezembro, após o presidente da França, Emmanuel Macron, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se recusarem a apoiar o texto sem garantias adicionais de proteção ao setor agrícola europeu.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


