Trump comenta possibilidade de captura de Vladimir Putin na Rússia
Presidente dos EUA afirma ter boa relação com líder russo, aponta crise econômica na Rússia e diz que Putin teme o poder americano

Foto: Jessica Koscielniak/Reuters
O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (9) que não considera necessária uma ação para capturar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao analisar os rumos da guerra na Ucrânia.
“Não acho que será necessário”, declarou.
Trump disse ainda que mantém um bom relacionamento com o líder russo e demonstrou frustração com a dificuldade de encerrar o conflito no Leste Europeu, que, segundo ele, parecia mais simples de ser resolvido.
O presidente norte-americano também citou estimativas recentes de baixas e a situação econômica da Rússia para sustentar sua avaliação de que a guerra caminha para uma solução. De acordo com Trump, apenas no último mês cerca de 31 mil pessoas teriam morrido no conflito, a maioria soldados russos.
Na avaliação do republicano, a fragilidade da economia russa pode acelerar o fim da guerra.
“A economia da Rússia está muito ruim. Acho que isso vai acabar sendo resolvido. Eu gostaria que tivesse acontecido mais rápido”, disse.
Em outro momento da conversa, Trump afirmou que Vladimir Putin não se sente pressionado por líderes europeus, mas teme o poder dos Estados Unidos sob sua gestão. Para ele, a força militar e a influência política de Washington são os principais fatores de pressão sobre Moscou.
“Eu diria que o presidente Putin não tem medo da Europa. Ele tem medo dos Estados Unidos da América, liderados por mim”, declarou.
As declarações foram feitas em meio a negociações realizadas em Paris, que reúnem representantes da Ucrânia e dos Estados Unidos, além de uma coalizão de países aliados de Kiev.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


