Trens de alta velocidade sofrem ataques na França e estações são fechadas
Ocorrido aconteceu nesta sexta-feira (26)
Foto: Thibaud Moritz/AFP
Algumas horas antes da cerimônia oficial de abertura das Olimpíadas de Paris, nesta sexta-feira (26), os trens de alta velocidade da França (TGV) sofreram ataques e estações tiveram de ser fechadas.
Incêndios foram causados em pontos estratégicos e por isso todo o sistema de trens teve que ser suspenso. As linhas que chegam e saem de Paris foram as principais afetadas e o fluxo de passageiros que chegam para a cerimônia é grande. Estima-se que mais de 800 mil pessoas foram diretamente afetadas.
O primeiro-ministro francês Gabriel Attal, disse que os "atos de sabotagem" foram realizados de maneira "preparada e coordenada". Além disso, Attal agradeceu as bombeiros e mostrou indignação pelos transtornos do ocorrido.
A seleção brasileira de futebol feminino saia de Bordeaux em direção a frança para a segunda partida pela fase dos grupos mas sofreu atrasos.
O ministro dos Transportes, Patrice Vergriete, se manifestou através das redes sociais. "Atos maliciosos coordenados atingiram várias linhas de TGV (Trens de Alta Velocidade) na noite passada e irão perturbar gravemente o tráfego até este fim de semana. Condeno veementemente estas ações criminosas que comprometerão as saídas de férias de muitos franceses."
Des actes de malveillance coordonnés ont visé cette nuit plusieurs lignes TGV et perturberont fortement le trafic jusqu’à ce week-end. Je condamne fermement ces agissements criminels qui vont compromettre les départs en vacances de nombreux Français. Un grand merci aux équipes de…
— Patrice Vergriete (@P_Vergriete) July 26, 2024