Segundo voo da FAB repatria 227 brasileiros do Líbano e chega a SP
Operação "Raízes do Cedro" avança com novo grupo de repatriados
Foto: Esquadrão Corsário e BASP
Na manhã desta terça-feira (8), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, trazendo 227 brasileiros e seus familiares resgatados do Líbano. A aeronave KC-30 fez parte da Operação “Raízes do Cedro”, com foco na retirada de cidadãos da zona de conflito. Entre os repatriados, 49 crianças estão entre os passageiros.
Esse foi o segundo voo realizado para repatriar brasileiros desde o início da intensificação dos conflitos na região. O primeiro grupo já havia chegado ao Brasil no domingo e foi recebido pelo presidente Lula. Com quase 3 mil brasileiros demonstrando interesse em retornar, o governo federal está coordenando a operação em parceria com a embaixada em Beirute.
O brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, informou que o Brasil pode resgatar até 500 pessoas por semana. A operação é vital, pois os ataques aéreos em território libanês, direcionados ao grupo extremista Hezbollah, têm causado insegurança e perdas, com dois brasileiros já confirmados como vítimas.