Russos invadem região perto de Chernobyl, área inabitável da Ucrânia
A área é chamada como Zona de Exclusão e possui um depósito de resíduos nucleares
Foto: Reprodução
De acordo com as autoridades ucranianas, combates estão acontecendo perto do depósito de resíduos nucleares de Chernobyl. Russos invadiram a área após cruzaram a fronteira de Belarus com a Ucrânia.
Segundo Anton Guerashtshenko, assessor do ministério do Interior ucranioano, as "tropas dos ocupantes entraram na zona da usina de Chernobyl por Belarus". "Os membros da Guarda Nacional que protegem o depósito oferecem uma resistência obstinada", disse ele no Telegram.
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, confirmou que os soldados ucranianos tentam evitar a captura da antiga usina nuclear pelas tropas russas.
O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia publicou um aviso de Zelensky, tuitando que um ataque russo à Ucrânia poderia “causar outro desastre ecológico”.
“Em 1986, o mundo viu o maior desastre tecnológico em Chernobyl”, tuitou o ministério. “Se a Rússia continuar a guerra, Chernobyl pode acontecer novamente em 2022", declarou.
Em abril de 1986, um dos reatores explodiu. O estrago feito pelo acidente foi equivalente às emissões de 400 bombas como a que foi lançada em Hiroshima no Japão, ao fim da Segunda Guerra Mundial. O desastre resultou na morte de 30 pessoas. Conhecida com Zona de Exclusão, a área onde fica a antiga usina não é habitável.