Radiação de Chernobyl apresenta aumento após invasão da Rússia
Tropas invadiram local na última quinta-feira (24). Conflito entre russos e ucraniaos já deixaram centenas de famosos
Foto: Divulgação
A agência nuclear da Ucrânia informou, nas primeiras horas desta sexta-feira (25), que os níveis de radiação da Usina Nuclear de Chernobyl, hoje extinta, apresentaram um aumento após a invasão da tropa russa, na última quinta-feira (24).
O local onde funcionava a usina, conhecida pelo maior desastre nuclear do mundo, foi tomado pelo exército russo aidna na quinta (24), primeiro dia dos ataques contra o país. Segundo a Casa Branca, os soldados ainda teriam feito alguns funcionários civis da usina de reféns. O secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, condenou a ação.
"Estamos indignados com relatos confiáveis de que soldados russos estão mantendo funcionários das instalações de Chernobyl como reféns [...] Essa tomada de reféns ilegal e perigosa, que poderia prejudicar os esforços rotineiros do serviço civil necessários para manter e proteger as instalações de resíduos nucleares, é obviamente alarmante e muito preocupante. Condenamos e solicitamos sua libertação", disse.
A guerra entre Rússia e Ucrânia ja deixou mais de centenas de mortos e feridos. O presidente Volodymyr Zelensky chegou a 'reclamar' do isolamento perante a comunidade internacional, desde o início da invasão russa.