Queda de avião tira vida de astronauta de foto histórica da Terra vista da Lua
William Anders, aos 90 anos, faleceu em acidente aéreo, deixando legado da Apollo 8
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um trágico acidente aéreo nos Estados Unidos tirou a vida do renomado astronauta William Anders, aos 90 anos, na última sexta-feira (7/6). Anders, conhecido por sua participação na missão Apollo 8 em 1968, que marcou a primeira órbita ao redor da Lua, ficou famoso por capturar a icônica imagem "Earthrise", revelando a Terra vista da Lua.
A queda fatal ocorreu quando Anders pilotava um avião modelo Beechcraft T-34 Mentor, que se precipitou na região do arquipélago dos Ilha San Juan, conforme confirmado por seu filho, Greg Anders, à Associated Press. As autoridades da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) estão conduzindo investigações sobre as causas do acidente.
O legado de Anders como astronauta é marcado pela missão Apollo 8, que desbravou novos horizontes ao orbitar a Lua e proporcionar a humanidade a visão da Terra do espaço. Sua contribuição para a exploração espacial foi destacada por Bill Nelson, administrador da Nasa, que afirmou que Anders presenteou o mundo com uma perspectiva única e profunda, ajudando a humanidade a se enxergar de maneira diferente através de sua jornada até o limiar da Lua.
A vida de William Anders, nascido em Hong Kong em 1933, foi marcada por seu compromisso com a exploração e o serviço público. Desde sua seleção pela Nasa em 1964 até seus anos posteriores dedicados a cargos como presidente da Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos e embaixador na Noruega, Anders deixou um legado duradouro tanto na exploração espacial quanto na segurança nuclear, recebendo numerosos prêmios e reconhecimentos ao longo de sua ilustre carreira.
Veja: