NotíciasMundoPrimeiro transplante de intestino de um doador morto no mundo

Primeiro transplante de intestino de um doador morto no mundo

A bebê de 13 meses que recebeu o transplante já está em casa com a saúde em perfeito estado. A cirurgia aconteceu no Hospital Universitário La Paz, em Madri

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Twitter

Em Madri, no Hospital Universitário de La Paz, foi realizado pela primeira vez no mundo um transplante de intestino a partir de um doador morto. A paciente foi uma bebê de apenas um ano, identificada como Emma. A bebê sofria de uma insuficiência intestinalque foi diagnosticada no primeiro mês de vida. Ela já recebeu alta e está com a saúde em perfeito estado. 

De acordo com o governo de Madri, Emma recebeu um transplante de intestino multivisceral, a partir da doação pediátrica controlada de assistolia (parada cardiorespiratória). Esta inovação médica é um resultado de uma investigação de três anos.

A doação em "assistolia', nada mais é do que a doação de orgãos e tecidos de uma pessoa atestada falecida após a ausência de batimentos cardíacos e respiração espontânea. 

As autoridads de saúde de Madri informaram que essa ténica “possibilita o uso de órgãos sólidos que de outra forma seriam perdidos”. O intestino de uma pessoa morta nunca havia sido utilizado, pois é considerado um orgão inválido, dadas as suas características.

Tags

Notícias Relacionadas