Presidente da Ucrânia deixará o cargo se a guerra com a Rússia acabar: "As eleições não são meu objetivo"
Zelensky também fez ameaças a autoridades russas caso não haja cessar-fogo

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia |Foto: Divulgação
Em entrevista ao jornal norte-americano Axios, divulgada nesta quinta-feira (25), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que deixará o cargo se a guerra com a Rússia acabar. O líder ucraniano também disse que, caso não haja um cessar-fogo, as autoridades do Kremlim vão precisar buscar um “abrigo antiaéreo”.
“Se acabarmos com a guerra com os russos, sim, estou pronto para não concorrer ao segundo mandato, porque as eleições não são meu objetivo. Eu queria muito, em um período tão difícil, estar com meu país, ajudar meu país. Meu objetivo é acabar com a guerra”, declarou.
Para Zelensky, a situação da Ucrânia apresenta desafios referentes à segurança e à constituição, mas que eleições são possíveis.
Em relação à defesa militar, o país recebe recursos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode “pensar” em fornecer armas de longo alcance para “forçar Putin a sentar na mesa de negociações”.
Além disso, Zelensky disse que tem o apoio explícito de Trump para atingir alvos russos, como infraestrutura energética e fábricas de armas. Ele ainda afirmou que se não houver um acordo, autoridades russas vão precisar de um abrigo antiaéreo.