Papa Francisco avança em recuperação após 14 dias internado
O papa segue tratando de uma pneumonia bilateral

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O Papa Francisco, de 88 anos, teve uma boa noite de sono e continua em recuperação, conforme informou o Vaticano na manhã desta quinta-feira, (27). Internado há 14 dias no Hospital Gemelli, em Roma, o pontífice apresentou uma melhora significativa no quadro de pneumonia bilateral e já não é considerado em estado crítico. Além disso, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ofereceu uma missa na capela do Palácio da Alvorada pela saúde do Papa Francisco.
De acordo com o boletim médico divulgado pela Santa Sé, o Papa Francisco tem mostrado sinais encorajadores de recuperação. A leve insuficiência renal observada nos últimos dias regrediu, e a condição inflamatória pulmonar está evoluindo de forma normal. O pontífice, que foi hospitalizado inicialmente devido a uma bronquite que evoluiu para pneumonia bilateral, agora depende de oxigenoterapia de alto fluxo, mas não apresentou crises respiratórias asmáticas.
Desde o início da semana, o Papa conseguiu retomar parte de seu trabalho no hospital e tem se mostrado de bom humor e descansado. As orações pela sua rápida recuperação continuam ao redor do mundo, com fiéis e cardeais reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, e em outros países onde o Papa Francisco passou.