O que muda na realidade do Reino Unido após a morte da rainha Elizabeth II?
Títulos, moeda e símbolos, confira o que será substituído depois da passagem da monarca
Foto: Reprodução/ Samuel Regan-Asante/ Unsplash
Devido a morte da rainha Elizabeth II, que ocorreu na última quinta-feira (8), diversas mudanças estão programadas para acontecer no decorrer das próximas semanas no Reino Unido - outras já foram implementadas, inclusive, pouco tempo depois que as autoridades britânicas anunciaram publicamente o falecimento da monarca.
Títulos
A hierarquia da família real automaticamente foi modificada após o óbito da rainha, e no mesmo dia em que faleceu, quinta (8), seu filho se tornou o novo rei do Reino Unido. Depois de décadas carregando o título de príncipe de Gales, o ex-marido da falecida princesa Diana se tornou o Rei Charles III, aos 73 anos.
Por consequência, o primogênito de Charles, William, recebeu o antigo título do pai e se tornou o herdeiro legítimo do trono. Já seu irmão mais novo, Harry, se tornou o duque de Sussex e o quinto na linha de sucessão do trono britânico.
Moeda
Seguindo uma tradição centenária, as libras esterlinas vão passar a ter o rosto do atual rei estampado em suas cédulas, e por conta disso, as antigas notas com a face de Elizabeth desenhada serão substituídas o mais rápido possível e sairão de circulação.
Símbolos
O hino nacional também será modificado, e a famosa frase “God save The Queen”, traduzida para português como “Deus salve a rainha”, será trocada pela versão masculina, passando a ser uma saudação ao rei, com “God save The King”.
Além disso, durante o período de quatro dias em que o corpo de Elizabeth II receberá a visita de seus súditos no Palácio de Buckingham, as bandeiras do Reino Unido permanecerão abaixadas, apenas a do Estandarte Real - símbolo da realeza - ficará hasteada.
Leia mais sobre:
Corpo da Rainha Elizabeth deixa o Castelo de Balmoral, na Escócia
Em carta publicada nas redes sociais, príncipe William lastima a morte da avó
Rei Charles III se pronuncia pela primeira vez lamentando a morte da mãe