NASA anuncia primeira mulher e homem negro a participar de missão espacial
Missão Artemis II tem como objetivo viajar ao redor da lua. Fenômeno não acontece desde a missão Apolo, em 1972
Foto: Reprodução/NASA
A agência espacial norte-americana, mais conhecida como NASA, revelou nesta segunda-feira (3) quem são os quatro astronautas que vão participar da missão Artemis II, que tem como objetivo viajar ao redor da lua. O anúncio foi feito na base Ellington Field, nas proximidades do Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas, Estados Unidos.
De acordo com fontes ouvidas pela Agence France-Presse, uma agência de notícias francesa, a previsão é de que o lançamento ocorra em novembro de 2024. Com a missão, será a primeira vez que a NASA contará com um homem negro e uma mulher em sua tripulação.
Jeremy R. Hansen, Victor Glover, Christina Hammock Koch e Reid Wiseman também fazem história por integrarem a primeira equipe a ir para a Lua desde a última missão Apolo, em 1972.
O comandante da missão será Reid Wiseman, que tem experiência como engenheiro de voo, e mais recentemente ocupou o cargo de chefe dos astronautas da NASA.
Victor Glove, o primeiro homem negro a embarcar numa missão à Lua, já serviu como piloto e comandou a missão SpaceX, que pousou em maio de 2021.
Christina Hammock, a primeira mulher, atuará na equipe como especialista de missão. Ela começou sua carreira na NASA como engenharia em 2013, e já foi engenheira de voo na Estação Especial Internacional (ISS).
Jeremy Hansen é o único canadense da equipe. Ele tem experiência como piloto de caça, e atualmente trabalha na agência especial norte-americana como treinador de astronautas e operador de missões.