NotíciasMundoMaior jornal de Israel culpa o 1º Ministro pela violência, e não o Hamas

Maior jornal de Israel culpa o 1º Ministro pela violência, e não o Hamas

Jornal diário de Israel vai em linha contrária à da mídia internacional e responsabiliza 1º ministro israelense por violência

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Atef Safadi/Pool via Reuters

Em matéria de um jornal diário de Israel, o Haaretz, a culpa do início da violência que começou no sábado (7) foi do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que já ocupa a posição há 16 anos. 

O jornal menciona a linha política do primeiro ministro, que faz campanha para a ocupação israelense de territórios oficialmente palestinos na Jordânia, e ignorar abertamente os direitos do povo palestino. 

Em tradução e interpretação pelo Intercept Brasil, uma matéria contextualiza o artigo original que aponta duas figuras importantes no apoio de Netanyahu no poder: Itamar Ben-Gvir e Bezalel Smotrich. 

Ben-Gvir, que ocupa o posto de ministro de Segurança Nacional, e já fez campanhas contra os Palestinos e abertamente contra árabes, além de incitar o terrorismo.

O Haaretz ainda foi longe ao acusar Netanyahu de fortalecer o Hamas em um jeito de justificar a guerra anti-terrorismo. O jornal isralense relembrou uma instância em que o primeiro ministro declarou: “qualquer pessoa que queira impedir o estabelecimento de um estado palestino tem de apoiar o fortalecimento do Hamas e a transferência de dinheiro para o Hamas. Isso faz parte da nossa estratégia

Tags

Notícias Relacionadas