Lula conversa com Putin por telefone sobre conflito entre Israel e Hamas
Outro tópico da conversa foi a guerra da Ucrânia
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta segunda-feira (23) com o presidente russo Vladimir Putin. O tema da conversa foram os conflitos no Oriente Médio entre o grupo terrorista Hamas e Israel, além do conflito entre Rússia e Ucrânia, conforme informações da assessoria do Palácio do Planalto.
Lula reforçou a urgência da criação de corredor humanitária, que permita a saída de estrangeiros e a entrada de água e alimentos na Faixa de Gaza, de acordo com relato do Planalto.
Ele também falou sobre a situação dos brasileiros em Gaza. Cerca de 30 brasileiros e seus parentes próximos estão aguardando a fronteira com o Egito ser aberta para deixarem Gaza e serem repatriados pelo Brasil.
O governo brasileiro vem insistindo na necessidade de abertura de um corredor humanitário na fronteira.
"Os dois presidentes concordaram quanto à necessidade de que cessem os bombardeios na Faixa de Gaza e de imediata libertação dos reféns", diz a nota. "Ambos saudaram a iniciativa do Egito de realizar reunião sobre o tema no Cairo no último sábado", afirma o texto.
Na esfera da política internacional, o governo brasileiro tem insistido na necessidade de abertura de um corredor humanitário na fronteira. O presidente russo falou sobre a proposta brasileira no Conselho de Segurança da ONU, que foi vetada pelos Estados Unidos.
Putin ainda lamentou que após tantas décadas não tenha sido encontrada solução para a criação do Estado Palestino", segundo o governo.
No tópico da guerra na Ucrânia, Lula reforçou que o Brasil está disposto para ajudar em qualquer mediação quando os países estiverem dispostos a falar de paz, de acordo com o Planalto.