Japão testa drones para entregas dos correios
Serviço faz i teste na região residencial de Okutama

Foto: Divulgação/Japan Post
A alta tecnologia está tomando conta dos meios de entrega de correspondência no Japão. Segundo o portal Mundo Conectado, a agência de correios do Japão avança nos planos para colocar um serviço de entrega com drones no país. Recentemente, a empresa simulou a primeira entrega de encomenda, depois do primeiro voo sobre área residencial povoada. De acordo com comunicado veiculado no canal NHK World, o Japan Post realizou a simulação de entrega na última sexta-feira (24). O drone realizou uma missão de dois quilômetros até uma casa na região de Okutama.
O voo demorou cerca de 5 minutos, cerca de um terço o tempo que veículos normais geralmente levam para executar entregas na região. O drone da Japan Post é um dispositivo todo vermelho, capaz de carregar cinco quilos de carga útil e autonomia de 35 quilômetros com uma única carga de bateria. O Japan Post anunciou em dezembro de 2022 que iniciaria os testes para entregas de correio com drones. Pelo visto, a companhia continua investindo e o projeto anda conforme o planejado. O desejo da empresa recebeu o apoio do governo, após a decisão dos parlamentares japoneses em reduzir as restrições das operações 'Nível 4' - que fazem referência a operações de voo além da linha de visão do piloto (BVLOS) sobre áreas residenciais.
A decisão do governo, com certeza, facilita a implementação de um sistema de correio com entrega por drones, pois agora os dispositivos podem realizar rotas sobre áreas povoadas. As autoridades do país esperam implantar serviços aéreos de entrega em todo território nacional, como uma opção para evitar o tráfego exagerado de veículos em algumas localidades. De acordo com o portal internacional Asia Nikkei, a empresa de logística e entregas Sagawa Express também iniciou testes com drones e espera oferecer serviços aéreos a partir de 2025.