Homem que ofereceu 500 euros por "cada cabeça de brasileiro" é preso em Portugal
Suspeito fez ofensas xenofóbicas por meio de um vídeo publicado nas redes sociais

Português que disse que pagaria 500 euros a cada "cabeça de brasileiro" que fosse oferecida a ele |Foto: Reprodução/Redes sociais
O português João Paulo Silva Oliveira, de 56 anos, foi preso nesta terça-feira (9) após compartilhar um vídeo com falas xenofóbicas direcionadas a imigrantes brasileiros. A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal afirmou que o homem foi "fortemente indiciado por difundir nas redes sociais um vídeo no qual incita à violência contra grupo de pessoas de determinada nacionalidade".
No vídeo, o homem fala que pagaria 500 euros a cada "cabeça de brasileiro" que fosse oferecida a ele, ou seja, a cada brasileiro morto:
Cada português que trouxer a cabeça de um brasileiro, desses zukas que vivem aqui em Portugal, estejam legais ou ilegais, cada cabeça que trouxer eu pago € 500.
O inquérito está com o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santa Maria da Feira, região de Aveiro, onde o suspeito vive.
A polícia também declarou que o vídeo atenta "de forma bárbara contra a dignidade de determinados cidadãos estrangeiros", além de confirmar que o homem já tinha antecedentes criminais.
"O detido, com antecedentes policiais por crimes contra o patrimônio, vai ser apresentado à autoridade judiciária competente para interrogatório e aplicação das medidas de coação", finalizou a PJ.