Guerra na Palestina: Israel e Hamas aprovam acordo de cessar-fogo
Conflito dura mais de 15 meses e já deixou mais de 46 mil pessoas mortas
Foto: Reprodução/Grok/X
Na tarde desta quarta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que Israel e o Hamas anunciaram um acordo de cessar-fogo em Gaza. O acordo também prevê a libertação gradual de reféns e prisioneiros palestinos.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), o presidente eleito escreveu: "Temos um acordo para os reféns no Oriente Médio. Eles serão libertados em breve. Obrigado". Além da declaração de Trump, uma coletiva de imprensa com o ministro das Relações Exteriores do Catar é aguardada para confirmar o acordo.
O Hamas também se pronunciou sobre o cessar-fogo. Em uma publicação no Telegram, o grupo afirmou que "entregou recentemente a sua resposta aos irmãos mediadores sobre a proposta de acordo de cessar-fogo" e que "respondeu de forma responsável e positiva à proposta”.
O confronto entre Israel e o grupo extremista palestino iniciou em outubro de 2023, após uma invasão do Hamas ao território israelense. Durante os 15 meses de guerra, cerca de 46 mil pessoas foram mortas na Faixa de Gaza.