Governo Trump cancela visto de Alexandre de Moraes e sua família, além de outros ministros
Medida foi divulgada pelo secretário de Estado do presidente estadunidense

Presidente Donald Trump e ministro Alexandre de Moraes |Foto: Molly Riley/Official White House; Marcos Oliveira/Agência Senado
O governo do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou os vistos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de seus familiares e aliados. A decisão foi anunciada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, nesta sexta-feira (18). Segundo Rubio, Moraes conduz uma “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro e fere direitos básicos de brasileiros e estadunidenses.
Mais cedo, Moraes havia determinado que Bolsonaro usasse tornozeleira eletrônica, ficasse em casa durante a noite, não falasse com diplomatas e não acessasse redes sociais. A medida veio após a Polícia Federal realizar buscas na casa do ex-presidente e em sedes do Partido Liberal. Moraes suspeita de tentativa de fuga e de obstrução nas investigações sobre um possível golpe em 2022.
.@POTUS made clear that his administration will hold accountable foreign nationals who are responsible for censorship of protected expression in the United States. Brazilian Supreme Federal Court Justice Alexandre de Moraes's political witch hunt against Jair Bolsonaro created a…
— Secretary Marco Rubio (@SecRubio) July 18, 2025
Trump afirmou que os EUA não aceitarão ações contra a liberdade de expressão. Rubio disse que o governo americano quer punir autoridades estrangeiras que, segundo ele, abusam do poder e censuram adversários políticos. A lista de atingidos inclui aliados de Moraes no STF, mas os nomes ainda não foram divulgados.
Nos últimos dias, o governo Trump também aplicou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A decisão resultou em um comunicado de Lula, reforçando a soberania do Brasil.