Favorito para ser papa comandará o conclave
Pietro Parolin é o atual secretário de Estado do Vaticano

Foto: Reprodução/Vatican Media
O cardeal italiano Pietro Parolin, um dos mais cotados para assumir o papado, comandará o conclave que será iniciado no dia 7 de maio.
A informação foi divulgada à imprensa por Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. O nome de Pietro foi escolhido por conta das idades do cardeal decano Giovanni Battista Re e o vice-decano Leonardo Sandri, ambos com mais de 80 anos. Parolin hoje atua como Secretário de Estado do Vaticano e era apontado como “vice-papa” no papado de Francisco. O cargo reúne as funções de um primeiro-ministro e um ministro das Relações Exteriores. Os secretários de Estado estão em segundo lugar, depois do pontífice, na hierarquia do Vaticano.
Antes de ser secretário, Pietro atuou como vice-ministro das Relações Exteriores do Papa Bento XVI, que em 2009 o nomeou embaixador do Vaticano na Venezuela, onde defendeu a Igreja contra as iniciativas do então presidente Hugo Chávez para enfraquecê-la. Ele também foi o principal arquiteto da reaproximação do Vaticano com a China e o Vietnã.
Segundo apuração do Portal A Tarde, Parolin possui um perfil moderado, que seria capaz de unir progressistas e conservadores da Igreja Católica.