Em estratégia comercial, Trump anuncia tarifas de até 100% sobre produtos farmacêuticos importados
O presidente dos EUA também anunciou taxas sobre caminhões pesados e móveis fabricados fora dos EUA

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos |Foto: Molly Riley
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou novas tarifas que podem chegar a 100% sobre produtos farmacêuticos importados, que entram em vigor a partir do dia 1º de outubro. O Republicano também anunciou taxas sobre caminhões pesados e móveis fabricados no exterior.
As medidas marcam uma das posturas comerciais mais duras já adotadas por Trump durante sua gestão, além de reacender os temores de inflação no país. O presidente norte-americano afirmou que o objetivo da decisão é forçar empresas a instalarem fábricas em solo americano e proteger a indústria nacional.
Entidades do setor farmacêutico e parceiros comerciais reagiram ao anúncio imediatamente. A Federação Europeia de Indústrias Farmacêuticas classificou as tarifas como um risco para pacientes, enquanto a Austrália criticou o impacto para consumidores.
Além disso, empresas que competem no setor de caminhões, como Volvo e Daimler, registraram queda nas ações após a medida.
O anúncio vem na mesma semana em que o presidente afirmou que medicamentos, como o paracetamol, ou vacinas provocaram autismo em fetos nas barrigas de suas mães.