Dia mundial da gentileza é comemorado nesta quarta-feira (13)
A data foi criada em 1996
Foto: Reprodução/Freepik
No dia 13 de novembro é comemorado o "dia mundial da gentileza", data esta que foi criada em 1996 pelo Movimento Mundial da Gentileza (WKM) e oficializada em 2000, visando promover atos de empatia, bondade e caridade no cotidiano.
A iniciativa surgiu durante uma conferência em Tóquio, no Japão, e hoje reúne mais de 30 países membros, incluindo o Brasil, representado pela Associação Brasileira da Qualidade de Vida desde 2005. A gentileza é definida como o relacionamento caracterizado por atos solidários e cordiais, diretamente ligado a valores pessoais, comportamento e ética. Segundo cientistas, praticar gentileza é beneficial de diversas formas, como, por exemplo, ajudando no alívio da ansiedade, melhora da saúde cardíaca e aumento da sensação de felicidade. Estudos mostram que pacientes que realizaram atos de gentileza tiveram níveis mais elevados de dopamina e serotonina, hormônios da felicidade. Além disso, pessoas gentis têm maior produção de oxitocina, reduzindo estresse.
Para incentivar a gentileza, é possível adotar simples ações, como elogiar as pessoas, oferecer ajuda em tarefas, agradecer e cumprimentar, demonstrar atenção e doar itens não utilizados à caridade. A famosa frase "Gentileza gera gentileza" foi criada por José Datrino, conhecido como o "Profeta", que espalhou mensagens de bondade pelas ruas do Rio de Janeiro.