Cidade ucraniana de Kharkiv sofre 29 bombardeios russos na sexta
As informações são das autoridades locais
Foto: CNN/YouTube/Reprodução
As consequências da invasão russa seguem impactando a Ucrânia. Segundo as autoridades de Kharkiv, nordeste do país, na manhã deste sábado (19), madrugada no Brasil, a cidade sofreu 29 bombardeios apenas na última sexta (18). A imprensa local diz que pelo menos 112 crianças ucranianas foram mortas desde o início do conflito, além de 140 feridas.
Ainda neste sábado (19) pela manhã, o Exército ucraniano informou que as defesas locais derrubaram 12 alvos aéreos russos, incluindo dois aviões e três helicópteros.
Também duarante esta manhã, no horário local, a promotoria de Luhansk, no extremo leste, anunciou a escolha de um "regime de silêncio" para o corredor humanitário da localidade, para evitar ataques das tropas russas. O governo da Ucrânia indica que a Rússia estaria desrespeitando o acerto para a fuga de civis nestes corredores.
Os corredores são áreas não tomadas pelas forças militares e funcionam como uma forma de acesso legal dos civis a zonas livres da conflitos. Pelo menos nove destes foram acordados na última sexta (18). Eles são feitos para permitir o transporte seguro de ajuda humanitária para as cidades e a saída em segurança para moradores que desejam evacuar.
Em Kiev, capital do país, a Prefeitura estima que a qualidade do ar ultrapassou de duas a três vezes a nível considerado seguro por conta da fumaça e da poeira causadas pelos bombardeios russos.