Carro atropela multidão na comemoração do título do Liverpool, na Inglaterra; vídeo impressiona
A ação deixou 65 pessoas feridas e o motorista foi detido pela polícia

Foto: Divulgação/AFP
O momento de felicidade nas ruas da cidade de Liverpool, no Reino Unido, foi interrompido após uma van avançar contra a multidão e atropelar torcedores que comemoravam o título do campeonato inglês, na noite de segunda-feira (26). Imagens registraram a ação criminosa que, ao todo, deixou 65 feridos, quatro em estado grave, incluindo uma criança.
As quatro vítimas em estado grave ficaram presas sob a van e precisaram ser resgatadas por bombeiros, que levantaram o veículo para retirá-las. Ao todo, ambulâncias levaram 27 pessoas ao hospital e 11 permanecem internadas até o momento.
O motorista - um “homem branco britânico de 53 anos da região de Liverpool”, como conta a Polícia de Merseyside - foi preso sob acusação de tentativa de assassinato, direção perigosa e condução sob efeito de drogas, como afirmaram as autoridades em entrevista coletiva. O suspeito permanece sob custódia, onde está sendo interrogado.
Segundo Steve Rotheram, prefeito da região metropolitana de Liverpool, a polícia britânica não trata o caso como um ato de terrorismo.
De acordo com Jenny Sims, vice-chefe da polícia, a rua estava fechada para o tráfego e os investigadores acreditam que o veículo conseguiu acessar o local após seguir uma ambulância acionada para atender um membro do público que supostamente sofreu um ataque cardíaco.
Um paramédico estava com a esposa e as duas filhas quando foi atingido, mas não se feriu.
"Foi extremamente rápido. A princípio, ouvimos apenas o som seco das pessoas sendo lançadas do capô do carro. A multidão cercou o veículo parado e começou a quebrar os vidros. Ele acelerou de novo e simplesmente passou por cima do resto, continuou indo. Foi horrível. Dava para ouvir os solavancos enquanto ele passava por cima das pessoas." contou à Associated Press Harry Rashid.
A comemoração interrompida
Milhares de torcedores se reuniram nas ruas de Liverpool para comemorar o 20° título do Liverpool no Campeonato Inglês, o segundo no formato Premier League. A euforia vista nos últimos dias é resultado de mais de 30 anos em que a torcida não comemorava, de forma presencial, um título de liga dos Reds.
O último título da equipe na competição veio na temporada 2019/20, durante o auge da pandemia de Covid-19 na Europa, o que fez com que não houvesse comemoração nas ruas da cidade. Dessa forma, a última celebração presencial havia sido somente em 1990.
Nesta temporada, 35 anos depois, os torcedores puderam sair às ruas de Liverpool para comemorar o título conquistado pela equipe comandada por Arne Slot e liderada por Mohamed Salah.