Capital da Ucrânia, Kiev é alvo de bombardeios russos nesta segunda-feira
Há registro de oito mortes civis e 24 feridos como resultado dos ataques com mísseis em Kiev, declarou um assessor do ministro do Interior ucraniano, Anton Gerashchenko
Foto: Reprodução
A região central de Kiev, na Ucrânia, foi alvo de uma série de explosões na manhã desta segunda-feira (10), informaram autoridades do país. Até o momento, há registro de oito mortes civis e 24 feridos como resultado dos ataques com mísseis, declarou um assessor do ministro do Interior ucraniano,Anton Gerashchenko. Seis carros pegaram fogo após o ataque e mais de 15 veículos foram danificados, disse Rostyslav Smyrnov em publicação no Facebook.
Os ataques encerram meses de relativa calmaria na capital ucraniana e acontecem dias após uma explosão ter danificado a ponte de Kerch, que liga a Rússia ao território anexado da Crimeia. A Ucrânia nega envolvimento no episódio, mas, no domingo, o presidente russo, Vladimir Putin, descreveu a explosão como um "ato terrorista" de forças ucranianas.
No Twitter, o assessor do Ministério do Interior da Ucrânia, Anton Gerashchenko, publicou imagens de locais danificados na cidade. Uma gravação mostra um cenário de destruição no parque Taras Shevchenko, um dos mais movimentados da metrópole.
This person was on a bus when Russian rocket hit. pic.twitter.com/uzN4GakQvb
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) October 10, 2022
Prefeito de Kiev, Vitali Klitschko alertou que foguetes atingiram alvos no centro da cidade e pediu que moradores de bairros periféricos fiquem longe da região. Os serviços de emergência estiveram no local e as forças de segurança fecharam as ruas no centro, segundo ele. "A capital está sob ataque de terroristas russos!", acusou.
Além de Kiev, outras cidades da Ucrânia também foram alvo de explosões na manhã desta segunda-feira, em um desdobramento que levanta suspeita de uma ofensiva coordenada da Rússia. Estrondos foram ouvidos em Dnipro, Zaporizhzhia e Lviv - esta última vinha sendo poupada de ataques mais severos desde o início da guerra, em fevereiro.
Desde que Moscou redirecionou o foco de sua operação ao leste da Ucrânia, em abril, Kiev tem sido alvo de poucos ataques. A aparente calmaria permitiu, inclusive, que autoridades internacionais visitassem a cidade. Com informações da Dow Jones Newswires.
At least 10 Ukrainians died, at least 60 wounded as a result of Russian rocket strikes on our country, - National Police.
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) October 10, 2022
Of these casualties 5 dead and 32 wounded - in Kyiv.
Numbers are, sadly, not final. pic.twitter.com/r1FQ8zrMVC