NotíciasMundoBrasileiro que foi à guerra na Ucrânia em busca de “adrenalina” descreve fome, perdas e trauma ao voltar ao Brasil

Brasileiro que foi à guerra na Ucrânia em busca de “adrenalina” descreve fome, perdas e trauma ao voltar ao Brasil

Ex-combatente baiano passou quase seis meses no front, viu colegas morrerem e voltou com 28 kg a menos

| Autor: Redação - Varela Net
Brasileiro que foi à guerra na Ucrânia em busca de “adrenalina” descreve fome, perdas e trauma ao voltar ao Brasil

Foto: Reprodução/TV Globo

O baiano Redney Miranda decidiu ir para a guerra da Ucrânia movido pelo desejo de viver a experiência militar e pela busca por “adrenalina”, mas afirma ter enfrentado uma realidade marcada por fome, medo constante e mortes no campo de batalha. Ele permaneceu cerca de 172 dias na linha de frente do conflito, mesmo tendo planejado ficar apenas um mês.

Sem experiência militar prévia, Redney contou que enfrentou condições extremas de sobrevivência. Segundo ele, “a comida era ração militar”, e houve períodos em que praticamente não se alimentou de forma adequada. Ao retornar ao Brasil, afirmou ter perdido aproximadamente 28 quilos durante o tempo em que esteve em combate.

O brasileiro também relatou ter sido ferido por estilhaços de granada e presenciado a morte de 17 companheiros, entre eles um amigo brasileiro conhecido como Wagner, apelidado de “Braddock”. Ele descreveu ainda dificuldades para deixar a zona de conflito, dizendo que enfrentou tensão e resistência dentro do próprio grupo armado antes de conseguir sair do país.

De volta ao Brasil, Redney tenta se recuperar física e emocionalmente das experiências vividas na guerra. O caso reacende o debate sobre a participação de brasileiros como voluntários em conflitos internacionais e os riscos envolvidos nesse tipo de decisão.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas