Brasileira trans é presa de forma violenta por agentes nos EUA
Imagens mostram momento da abordagem, marcada por truculência

Foto: Reprodução
Uma mulher trans brasileira, identificada como Alice Barbosa, de 28 anos, foi presa neste sábado (23) nos Estados Unidos. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a abordagem violenta feita por agentes de imigração. Segundo informações do jornal O Globo, Alice vive no país há mais de cinco anos.
Nas imagens, uma amiga de Alice registra o momento em que policiais informam que ela está presa. A jovem questiona os agentes, alegando que não teriam permissão para efetuar a prisão. Em seguida, é puxada à força para fora do carro.
“Por que estão fazendo isso?”, pergunta a brasileira enquanto resiste à ação dos policiais.
De acordo com os agentes, Alice estaria sendo detida por violação imigratória, já que permanecia nos EUA com um visto B1/B2, de não imigrante temporário, vencido. Eles também alegaram que a brasileira havia sido presa diversas vezes em 2019 e condenada. Durante a abordagem, permitiram que ela levasse o celular.
Em outro trecho do vídeo, Alice afirma que está sendo machucada pelos policiais, enquanto um deles responde apenas com a palavra “bom”.
A prisão gerou reação de comunidades LGBTQ+ nos Estados Unidos, que têm se mobilizado pelas redes sociais para prestar apoio a Alice, divulgando sua história e pedindo sua libertação. Até o momento, informações preliminares indicam que ela segue detida.