Avião indiano cai durante show aéreo em Dubai e piloto morre
De acordo com a organização do show aéreo, o piloto não conseguiu acionar o sistema de ejeção e morreu no impacto

Foto: Ministério da Defesa da Índia.
Um avião de combate indiano caiu nesta sexta-feira (21) durante uma apresentação no Dubai Air Show. O acidente ocorreu enquanto um caça HAL Tejas, modelo utilizado pela Força Aérea da Índia, realizava um voo de exibição para o público que acompanhava o evento, que reunia centenas de espectadores.
De acordo com a organização do show aéreo, o piloto não conseguiu acionar o sistema de ejeção e morreu no impacto.
Nas redes sociais, vídeos registraram o momento em que o militar perde o controle da aeronave e tenta efetuar um pouso de emergência, mas o jato explode assim que toca o solo.
Após a queda, uma densa nuvem de fumaça preta se formou sobre o Aeroporto Internacional Al Maktoum o segundo maior de Dubai e sede das demonstrações. Sirenes de evacuação foram ativadas por precaução.
O HAL Tejas, fabricado pela estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited, é um caça de produção nacional. Até a última atualização desta reportagem, a fabricante ainda não havia comentado o acidente.
A aeronave integra o plano do governo indiano para reforçar a frota de caças do país, considerada debilitada. O investimento ocorre em um momento de expansão militar da China no Sul da Ásia, que vem intensificando sua presença e estreitando cooperações de defesa com o Paquistão, rival histórico da Índia.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


