Aumento de casos da Síndrome do Lobisomem podem estar relacionado com uso de minoxidil
11 casos podem estar relacionados com a pesquisa

Foto: Reprodução/Freepik
A hipertricose, mais popularmente conhecida como Síndrome do Lobisomem, é uma condição rara caracterizada pelo crescimento excessivo de pelos no rosto e no corpo. Nos últimos anos, no entanto, casos dessa síndrome em bebês têm aumentado, principalmente devido ao uso de minoxidil, um medicamento para calvície utilizado pelos pais. Autoridades de saúde na Europa começaram a alertar sobre os riscos do contato indireto das crianças com o medicamento.
Desde 2023, pelo menos 11 casos de bebês com essa condição foram registrados em países europeus. Em um desses casos, no norte da Espanha, um bebê desenvolveu pelos nas costas e nas pernas após ter contato com o minoxidil usado pelo pai. Quando a criança foi afastada do medicamento, o crescimento excessivo de pelos cessou. Esse fenômeno foi observado em outros 10 casos semelhantes, que ocorreram devido ao contato da criança com a substância através da pele, boca ou cabelo dos pais.
As autoridades de saúde destacam a importância de tomar cuidados com o uso do minoxidil, principalmente em casa, onde o contato indireto pode ocorrer facilmente. Embora a condição seja rara, o aumento dos casos tem gerado preocupação, levando especialistas a reforçar os alertas sobre o uso seguro desse medicamento, principalmente para aqueles que têm crianças pequenas em casa.