NotíciasMundoAtentado do 11 de setembro completa 23 anos; relembre caso

Atentado do 11 de setembro completa 23 anos; relembre caso

Ataque terrorista às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York deixou cerca de 3 mil vítimas

| Autor: Pérola Achael

Foto: Reprodução/Youtube

Conhecido como um dos ataques terroristas mais impactantes da história, o 11 de setembro completa 23 anos nesta quarta-feira (11). O atentado foi ocasionado por dois aviões que colidiram, intencionalmente, nas Torres Gêmeas localizado no World Trend Center, em Nova York, Estados Unidos. Cerca de 3 mil pessoas morreram da colisão. 

O World Trend Center era um conjunto de sete prédios empresariais que foi inaugurado em 1973. Dentro dele, estavam as Torres Gêmeas, que possuíam 110 andares e 417 metros de altura cada. Elas eram consideradas um dos maiores prédios do mundo, além de serem um dos grandes símbolos da cidade norte-americana.

O atentado suicida foi realizado por um grupo de fundamentalistas islâmicos ligados à organização Al-Qaeda (tradução: A Base), liderada à época por Osama Bin Laden. Foram dois anos de planejamento do atentado com base na jihad – uma ideia de guerra santa na religião islâmica. 

O Ataque 

No dia do ataque, cerca de 19 terroristas se dividiram e sequestraram quatro aviões que saíram da costa leste dos Estados Unidos, com o destino para o estado da Califórnia. Eles entraram e assumiram o comando do veículo. 

O primeiro avião saiu às 9h00 da manhã, lançado contra a Torre Sul do World Trade Center. Em seguida, às 9h30 mais um avião decolou e colidiu com a segunda Torre, aumentando ainda mais a destruição no local. 

O terceiro voo foi lançado contra o Pentágono, prédio que sediava o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O quarto e último voo contendo 93 passageiros, que se rebelaram,  foi lançado na zona rural de Shanksville, localizado no Estado da Pensilvânia. Entretanto, o alvo original era o Capitólio, centro do Poder Legislativo dos Estados Unidos.

As Torres Gêmeas desabaram não por causa da colisão em si, mas por conta de um incêndio que ocorreu após o ataque, que fez com o prédio superaquecesse e desmoronasse. 

Ao todo, o atentado resultou em 2996 mortes: 2606 em Nova York; 125 no Pentágono; 246 vítimas dos aviões e, por fim, a morte dos 19 terroristas.

Motivações para o atentado 

A principal razão para o ato foi a inimizade entre a organização fundamentalista e os EUA, devido às intervenções das tropas norte-americanas no Afeganistão. 

Além disso, o Al-Qaeda, liderado por Osama Bin Laden, possui crenças extremistas islâmicas que fizeram com que eles odiassem ainda mais os norte-americanos. 

Consequências do 11 de setembro 

O desastre ocasionou na morte de mais de 3 mil pessoas; intensa destruição material em um dos principais pontos da cidade de Nova York; Adoção de medidas práticas de segurança dos voos, tornando-as mais rigorosas e criteriosas. 

Onde havia as Torres Gêmeas, foi construído um Memorial e o Museu Nacional do 11 de setembro para lembrar de todos aqueles que tiveram suas vidas perdidas no atentado. No local, há uma enorme praça com duas piscinas com cascatas que leva o nome das vítimas nas bordas.

Além disso, os Estados Unidos invadiu o Afeganistão com o intuito de capturar Osama Bin Laden e derrubar o Talibã - Havia rumores que esse grupo estaria ajudando o líder da Al-Qaeda. Também foi criada uma legislação antiterrorismo extremamente rígida nos EUA. 

Tags

Notícias Relacionadas