Após tarifaço no Brasil, Donald Trump ameaça tarifa de 100% contra a Rússia
Presidente norte-americano prometeu tarifas severas à Rússia

Donald Trump em foto |Foto: Reprodução / Flickr / Shealah Craighead
Durante uma reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, na casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a subir o tom contra a Rússia e ameaçou aplicar uma tarifa de 100% sobre o país caso a guerra com a Ucrânia não seja encerrada nos próximos 50 dias.
“Estamos muito, muito infelizes com a Rússia. Vamos aplicar tarifas muito severas se não chegarmos a um acordo nesse prazo”, disse Trump, que recebeu Rutte no Salão Oval.
A reunião foi transmitida ao vivo pela imprensa americana. O líder da Otan continua em Washington até a terça-feira (15) e deve se encontrar também com o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, e o secretário de Estado, Marco Rubio.
Trump tem afirmado, desde a campanha para seu segundo mandato, que se estivesse na presidência em 2022, a invasão da Ucrânia nunca teria acontecido. Agora no poder novamente, o republicano intensificou sua retórica contra o presidente russo, Vladimir Putin.
“Putin surpreendeu muita gente. Ele fala bonito e depois bombardeia todo mundo à noite”, alfinetou.
Apesar de ter falado recentemente que suspenderia o envio de armas para Kiev, Trump anunciou no último domingo (13) que os EUA enviarão sistemas de defesa aérea Patriot à Ucrânia. Ele não especificou a quantidade, mas disse que o envio seria feito “sem custo para os Estados Unidos”. “Será um negócio para nós”, resumiu.
O presidente americano também afirmou que, embora admire a coragem dos ucranianos, eles “estão ficando sem equipamento”. Conforme ele, bilhões de dólares em ajuda militar ainda serão liberados.
“Senti que tínhamos um acordo com Putin umas quatro vezes, mas as coisas continuaram acontecendo sem parar”, disse Trump. “Temos um oceano nos separando… Essa não é a guerra do Trump. Estamos aqui para acabar com ela”, afirmou o presidente norte-americano.