Apagão na Europa: o que se sabe sobre o caos na rede elétrica
Espanha e Portugal foram os países mais afetados pela falta de energia

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Um apagão de grandes proporções paralisou serviços essenciais em países da Europa nesta segunda-feira (28). Pelo menos 50 milhões de pessoas são diretamente afetadas pela falta de energia. O caos na rede elétrica afetou principalmente a Espanha e Portugal. Pessoas ficaram presas no metrô e hospitais decretaram situação de emergência.
O apagão começou por volta das 12h30 da Espanha, 11h30 em Portugal (7h30 em Brasília), e parou o metrô, derrubou sinais de celulares por mais de uma hora e provocou um caos no trânsito com os semáforos desligados.
Nas ruas, semáforos apagados causaram congestionamentos e dificultaram a circulação de veículos, preocupando a população. Além disso, as dificuldades nas ligações telefônicas comprometeram a comunicação em várias cidades.
Nos aeroportos, a situação foi mais controlada. No Aeroporto da Portela, em Lisboa, os pousos e decolagens ocorreram normalmente, o que trouxe alívio aos viajantes preocupados com possíveis atrasos ou cancelamentos.
Um dos principais veículos da imprensa portuguesa, o jornal Correio da Manhã, noticiou que a capital do país tem lojas, supermercados, farmácias e agências bancárias fechadas. Universidades e escolas suspenderam as aulas.
As autoridades dos países afetados ainda tentam descobrir as causas do apagão. Em Portugal, não foi descartado ciberataque. Especialistas avaliam a possibilidade de uma falha em larga escala na rede elétrica europeia. Outra alternativa que está sendo analisada são as falhas registradas em linhas de muito alta tensão de 400.000 volts na Espanha, que podem indicar uma relação entre os sistemas elétricos interligados dos países europeus afetados.