Aeroporto da Nova Zelândia limita abraços a 3 minutos
Medida inusitada visa aumentar a rotatividade na área de desembarque
Foto: Divulgação/Aeroporto de Dunedin
O Aeroporto Internacional de Dunedin, na Nova Zelândia, implementou uma nova regra: os abraços na área de desembarque estão limitados a três minutos. A medida, que visa aumentar a circulação de carros e passageiros, foi anunciada por meio de uma placa que orienta os viajantes a se deslocarem para o estacionamento caso queiram se despedir por mais tempo. O diretor do aeroporto, Daniel de Bono, enfatiza que 20 segundos são suficientes para liberar a oxitocina, o "hormônio do amor", e que a proposta é para incentivar uma despedida mais rápida e eficiente.
A decisão, que tem gerado debates nas redes sociais, reflete a necessidade do aeroporto em otimizar o espaço, onde muitas pessoas estavam prolongando suas despedidas, dificultando a movimentação de novos passageiros. De Bono comentou que, apesar de não haver fiscalização rígida, os funcionários podem orientar os passageiros que excedem o tempo limite, criando um ambiente mais fluido e acolhedor para todos.
Embora a regra tenha gerado controvérsia, o diretor acredita que a proposta pode ser encarada com bom humor e como uma forma de promover o espaço compartilhado. "Estamos apenas pedindo para que as pessoas sigam em frente e deem espaço para outros. Afinal, é um aeroporto e momentos de despedida fazem parte do cotidiano", concluiu.