Acidente entre trens de alta velocidade na Espanha mata 39 pessoas
Veículos de transporte descarrilaram em Adamuz, perto de Córdoba

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Um grave acidente entre dois trens na Espanha vitimou pelo menos 39 pessoas neste domingo (18). Os veículos que passavam em Adamuz, perto de Córdoba, acabaram descarrilando, o que levou à suspensão do serviço ferroviário de alta velocidade entre Madrid e Andaluzia. As autoridades apontam que todos os sobreviventes foram resgatados.
“Temos que remover os corpos para chegar a quem ainda estiver vivo. Está sendo uma operação complicada”, disse Paco Carmona, chefe dos bombeiros de Córdoba, à agência Reuters.
A tragédia aconteceu após o trem Iryo 6189 sair da cidade de Córdoba com destino a Madri. O veículo acabou invadindo a via de outro trem que seguia na direção oposta, da Renfe, empurrando o veículo para fora dos trilhos. O trem da Iryo levava mais de 300 pessoas, e o da Renfe cerca de 100.
Segundo a emissora estatal Televisón Espanõla entre um dos mortos está o maquinista de um dos trens, que fazia o percurso de Madri a Huelva.
Alguns moradores da cidade, que tem cerca de 5 mil habitantes, ajudaram a montar um centro de acolhimento para os passageiros sobreviventes, levando comida e cobertores, segundo a imprensa local. Vídeos de como ficaram os vagões estão sendo divulgados por alguns passageiros no X (antigo Twitter), mostrando vagões danificados e a operação de resgate em andamento.
— Adri Vélez ??? (@ibuprofeno600mg) January 18, 2026
Nos vídeos, é possível ver um trabalhador orientando que os sobreviventes permaneçam em seus assentos e economizem a bateria do celular, para utilizar como lanterna depois.
Passageiros relataram momentos de pânico à agência Reuters. Uma mulher contou que, poucos minutos após sair de Córdoba, o trem começou a tremer e descarrilou.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


