NotíciasExclusivasSanta Bárbara: um dia de história, cultura e devoção

Santa Bárbara: um dia de história, cultura e devoção

Santa Bárbara é a padroeira das tempestades, raios e trovões

| Autor: João Costa - Varela Net
Santa Bárbara: um dia de história, cultura e devoção

Foto: Reprodução

Celebrado no dia 4 de Dezembro, o dia de Santa Bárbara é uma data importante na cultura brasileira, especialmente na Bahia, que homenageia a padroeira dos bombeiros e outros profissionais que se relacionam ao fogo. Santa Bárbara foi conhecida pela sua beleza e inteligência, e se tornou um símbolo de força, resistência e proteção.

A celebração do dia de Santa Bárbara envolve missas, procissões e eventos de cunho cultural, onde os fiéis costumam homenageá-la por meio de vestimentas na cor vermelha.

Em Salvador, ocorre a tradicional alvorada de fogos, no Centro Histórico, além das procissões e apresentações culturais. A data também marca o início do calendário de festas populares da capital baiana. Neste ano de 2025 a festividade tem como tema “Com Santa Bárbara, de fronte erguida e rosto sereno, testemunhamos Jesus Cristo, nossa esperança”, reunindo devotos na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro Histórico.

Quem foi Santa Bárbara?

Filha única nascida na cidade de Nicomédia, às margens do Mar de Mármara, onde hoje está localizada a Turquia, Santa Bárbara foi uma bela e inteligente jovem que viveu no final do século III. Seu pai, Dióscoro, não queria deixá-la viver em meio a sociedade corrupta daquela época, tomando então, a decisão de a fechar numa torre.

Por volta dos seus 17 anos, seu pai a levou para casa, permitindo que a mesma recebesse pretendentes, mas ainda assim a proibindo de visitar a cidade. Por ser uma jovem muito bonita e de uma família rica, logo, vários pretendentes estavam dispostos a se casar com ela, mas a mesma não aceitava nenhum, enxergava em seus pretendentes apenas interesse nos bens materiais da sua família. Por ter a obrigação de casar a sua filha, Dióscoro achava que a recusa dela pelos pretendentes era reflexo do tempo que a mesma passou trancada na torre, fazendo com que o mesmo passasse a permitir que sua filha conhecesse a cidade.

Em uma das suas visitas, Santa Bárbara conheceu os cristãos de Nicomédia, que lhe apresentaram a mensagem de Jesus Cristo. Novidade que tocou de forma profunda o coração de Bárbara, que posteriormente, se converteu ao cristianismo. Ao notar que sua filha estava convertida ao cristianismo de forma irredutível, Dióscoro a denunciou ao prefeito da cidade, que ordenou que Bárbara fosse torturada em praça pública. A mesma foi torturada e logo levada para a cidade, onde foi degolada pelo próprio pai.

Santa Bárbara também é invocada na hora da morte para alcançar a graça de Deus e não passar para o plano superior sem os sacramentos de salvação.

Em 1448, na cidade holandesa de Gorcun, um devoto de Santa Bárbara chamado Henry foi cercado por um incêndio. Com suas esperanças de vida já se esgotando, voltou-se para a sua padroeira, que apareceu para ele e disse que Deus havia estendido sua vida até o dia seguinte, dando tempo do mesmo receber o sacramento da extrema-unção. O padre  Teodorico Pauli o confessou e deu testemunho do grande milagre.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas