Crítica: Caramelo, uma obra sobre cachorros que te faz chorar...de alegria
Filme aborda pontos de amizades, força e muita fofura

Foto: Divulgação/Netflix
O cinema nacional realizou mais uma obra que conquistou o carinho do público ao estrear uma produção de esquentar o coração. Com um trabalho 100% da Netflix, o "Caramelo" traz uma história emocionante e importante sobre a relação de um jovem com um animal de estimação que entrou em sua vida de forma surpreendente, mas que não podia ser em uma hora melhor.
Entretanto, há um problema que afasta, querendo ou não, o público que ainda não assistiu ao filme. Isso porque, se tratando de uma obra que envolve na trama central a relação humana com animais - especificamente se tratando de cachorros -, tem-se o natural receio de na história se desenvolver um tema melancólico como a morte do animal ou situações que emocionam, como em aclamados filmes, no caso "Marley e eu", "Sempre ao seu lado" e "Quatro vidas de um cachorro". Entretanto, em "Caramelo" esse empecilho não acontece. Com direção de Diego Freitas e contando com o ex-malhação Rafa Vitti como o ator principal, a obra da Netflix traz ao espectador a relação de adoção repentina e carinho entre um chefe de cozinha em ascensão e um cachorro caramelo - que se chama Caramelo -, um dos muitos cães de rua do Brasil, aprendendo a se ajudarem e conviverem juntos em uma vida de bastante aventuras.
Com o passar da história e o desenvolvimento da amizade entre os dois, é notório perceber a evolução do personagem principal, Pedro Dantas, em encarar o desafio que seu novo trabalho proporciona e principalmente na luta contra o seu câncer na cabeça, mudando rapidamente sua vida. Devido ao processo de "inferno de Dante" vivido pelo jovem, Caramelo desempenha um papel de extrema importância em relação a ajudar seu tutor, tornando-se o principal pilar de apoio, ajudando-o a superar diferentes fases e salvando sua vida (literalmente). Logo, já se torna perceptível a mensagem que o longa-metragem quer passar ao público, que o amor mais puro é aquele que se dá por puro amor ao próximo, sem se importar com a dificuldade que enfrentará (Caramelo a Pedro).
ADOÇÃO:
Além de um enredo que enfatiza falar sobre os sentimentos, há também uma importante lição sobre a adoção. O filme fez uma grande parceria com o Instituto Caramelo, onde ambos, com outras ONGs de proteção animal, iniciaram um movimento de conexão com o público e animaizinhos que esperam encontrar sua próxima família, em um evento em todo o Brasil. Inclusive, todos os "atores cachorros" são cães de abrigos de animais na região das gravações, que, após as filmagens, foram adotados pela produção do filme. Vale destacar que todos os "Caramelos" responsáveis pelo pet principal foram adotados, contando com três dublês e o principal, chamado de Amendoim. Adotar é mais do que um ato de amor, é possibilitar dar a alegria a um ser cujo único propósito é cuidar de você, independente de quem seja, sem qualquer julgamento. Adote!
Por fim, "Caramelo" é uma obra que faz o público se reconectar com o real sentimento de amor, em um atual momento da sociedade onde as relações humanas perderam sua essência ao falar do cuidado com seu semelhante, demonstrado com a principal dupla da trama, momentos de perseverança, força, medo, e principalmente como as difíceis fases conseguem ser superadas através do cuidado e do amor.
 
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


