Celebridades apostam em novos procedimentos estéticos e acendem alerta sobre riscos
Mudança da cor dos olhos, harmonização facial e outros procedimentos ganham espaço entre famosos

Foto: Reprodução/Redes sociais
Celebridades brasileiras estão recorrendo a procedimentos cada vez mais diferentes para mudar a aparência. Um dos que mais chamaram atenção nos últimos dias foi a mudança da cor dos olhos, feita pelas influenciadoras Andressa Urach e Maya Massafera. A técnica, chamada ceratopigmentação, é proibida no Brasil quando feita apenas por estética.
O procedimento foi feito em uma clínica na França. Ele funciona como uma “tatuagem” nos olhos: um pigmento é colocado na córnea para alterar a cor natural, de forma permanente. Urach escolheu deixar os olhos azuis e Maya Massafera ficou com olhos verde-água. A mudança é visível, mas o processo pode causar muitos problemas.
Pouco tempo depois da cirurgia, Andressa Urach contou que começou a sentir fortes dores, muita sensibilidade à luz e irritação. “Me arrependi. Está doendo muito. Foi uma loucura fazer isso”, disse ela nas redes sociais. Maya, por enquanto, não relatou complicações, mas o caso gerou muita discussão nas redes sociais.
De acordo com médicos especialistas, esse tipo de cirurgia pode causar infecção, inflamação, pressão alta nos olhos e até cegueira. Por isso, o procedimento não é liberado no Brasil. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia orienta que, quem quiser mudar a cor dos olhos, use lentes de contato coloridas, que são seguras e reversíveis.
Além disso, outras técnicas estéticas continuam fazendo sucesso entre os famosos. Muitas pessoas conhecidas têm feito harmonização facial, preenchimento labial, rinomodelação (que muda o formato do nariz sem cirurgia), lifting com fios e aplicação de bioestimuladores de colágeno, para deixar a pele mais firme.
Já entre os procedimentos corporais, a lipo HD, que define o abdômen, e aparelhos como o Ultraformer, que tratam flacidez, estão entre os mais procurados. Celebridades como Anitta, Sabrina Sato e Gkay já mostraram resultados dessas técnicas nas redes sociais.
A repercussão dos casos de Andressa e Maya mostra que a busca pela beleza muitas vezes pode trazer problemas sérios. Por isso, os especialistas lembram que se cuidar é importante, mas sem exageros e sempre com segurança.