NotíciasExclusivasCasos de problemas respiratórios crescem na Bahia durante o inverno rigoroso

Casos de problemas respiratórios crescem na Bahia durante o inverno rigoroso

Queda de temperatura e ar mais seco, têm contribuído para o aumento das ocorrências

| Autor: João Victor Viana
Imagem ilustrativa de um adolescente usando nebulizador

Imagem ilustrativa de um adolescente usando nebulizador |Foto: Reprodução / Freepik

O inverno mais intenso deste ano na Bahia trouxe consigo uma elevação preocupante nos aumentos de casos de doenças respiratórias. Esse crescimento se dá às condições climáticas adversas, típicas da estação, como queda de temperatura, baixa umidade e clima seco, que pioram os quadros respiratórios.

Segundo dados da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), foram registradas mais de 5 mil mortes até agosto por doenças respiratórias, e cerca de 2.500 vítimas tinham entre 80 anos ou mais.

Em paralelo, a Bahia registrou um aumento significativo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): entre as 24 primeiras semanas epidemiológicas de 2025, houve um aumento de 30% nos casos de comparação no mesmo período. Porém, segundo um levantamento referente ao período do dia 1° de janeiro a 9 de junho de 2025, foram contabilizados cerca de 5.007 casos de SRAG.

Nos últimos meses, hospitais e postos de saúde registraram um aumento significativo no número de atendimentos relacionados a problemas respiratórios, como asma, bronquite, rinite, e crises de sinusite. Entre os principais afetados estão crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, que acabam procurando atendimento com maior frequência.

Tags

Notícias Relacionadas