Amor que atravessa gerações: Dia dos avós é celebrado em 26 de julho
Comemorado no dia 26 de julho, a data homenageia a importância dos avós na vida familiar

Foto ilustrativa de netos e avós juntos em momento de alegria |Foto: Reprodução / Freepik
Neste sábado, 26 de julho, é comemorado o Dia dos Avós, uma data que vai muito além do que entrega de presentes, é um momento de reconhecimento, gratidão e carinho por aqueles que representam a memória viva das famílias. Os avós são muitas vezes os pilares emocionais da família, contador de histórias, receitas e tradições que passam de geração em geração.
O dia 26 de julho foi escolhido pelo papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim. Os pais de Maria foram canonizados no século XVI pelo papa Gregório VIII por serem pais da mãe de Cristo e por terem-na concebido, segundo a tradição cristã, foi uma ação milagrosa, já que o casal era considerado estéril. Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, receberam diversas comemorações festivas em diferentes datas ao longo dos séculos, mas Paulo VI determinou o dia 26 como a data definitiva.
No Brasil, a comemoração foi incentivada principalmente pela portuguesa Mariana Amália de Jesus Costa, que viveu em Petrópolis, no Rio de Janeiro e lutou para que os avós fossem lembrados com o mesmo carinho destinados às mães e aos pais, afinal, para muitos, os avós são considerados uma segunda mãe ou um segundo pai.
Para seu Cresomar, é um privilégio ter convivido com os seus avós, além da felicidade de também ser avô:
“Aos 79 anos, tenho a alegria de ter convivido com os meus avós, um privilégio que carrego com carinho até hoje. Mas, nesta data tão especial, o que quero mesmo é falar sobre a grande felicidade que é também ser avô. Atualmente, tenho um único neto, muito querido. Compartilhamos muitas coisas, inclusive a paixão pelo Leão da Barra, somos dois rubro-negros de coração! Amo profundamente o meu neto. Ele é um “menino” atencioso, amoroso e educado”.
Para o avô, esse vínculo com o neto traz para ele um sentimento de realização na vida:
“Ter esse vínculo com ele me traz um sentimento de realização na vida. Sigo na esperança de que venham outros netos e netas e, se possível, que também sejam rubro-negros(as)”.