Último do ano com vitória! Leão vence o Bahia por 2 a 1 e encerra jejum de sete jogos em clássicos
Com o resultado, o Vitória chega a 28 pontos no Brasileirão; Bahia segue com 43 e na sexta colocação

Renato Kayzer marcou o primeiro gol do Vitória contra o Bahia, nesta quinta-feira (16) |Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vitória recebeu o Bahia no Barradão, na noite desta quinta-feira (16), e venceu por 2 a 1, com gols de Renato Kayzer e Raul Cáceres, encerrando um jejum de sete jogos sem vencer o maior rival. Tiago descontou para a equipe tricolor. Com o resultado, o Vitória voltar a respirar na luta contra o rebaixamento, enquanto o Bahia vê a vaga direta para a Copa Libertadores cada vez mais distante.
Quem começou pressionando na partida, como esperado, foi a equipe do Vitória, que chegou bem com escapadas de Ramon e Cáceres pelas alas, mas sem levar muito perigo contra o gol de Ronaldo. Com o tempo, o Bahia entrou no jogo e chegou a finalizar com Jean Lucas, de fora da área, mas Lucas Arcanjo fez uma defesa tranquila.
O jogo seguiu equilibrado, mas com o Vitória tendo mais a posse de bola e ocupando o campo de ataque. Aos 22 minutos, Ramon cortou da esquerda para dentro e cruzou de perna direita à meia altura, mandando a bola diretamente no braço aberto de Santiago Arias. Após um breve momento de hesitação, Anderson Daronco sinalizou a penalidade máxima a favor do Leão.
Depois de muita demora para a cobrança ser autorizada, Renato Kayzer foi para a bola e acertou um chute forte no ângulo, sem chance de defesa para Ronaldo.
Após o gol, o Bahia foi obrigado a sair ao ataque para tirar a vantagem do Vitória no placar, mas sem sucesso, já que o Vitória se fechava bem atrás e tirava os espaços do Bahia na última linha. No entanto, aos 41 minutos, Acevedo costurou pelo meio, entrou na área do Vitória e acertou um belo passe enfiado que encontrou o jovem Tiago de frente para o gol. O atacante do Bahia, por sua vez, foi frio para tocar na saída de Lucas Arcanjo e empatar a partida.
A equipe do Vitória, assim como a torcida rubro-negra, parece ter sentido o gol tricolor, deixando o ritmo cair e permitindo uma pressão da equipe de Rogério Ceni nos minutos finais da primeira etapa. Um sinal disso foram os cartões amarelos de Ronald e Camutanga já nos acréscimos do primeiro tempo.
Para a segunda etapa, o treinador Jair Ventura optou por tirar o meio-campista Ronald, que não vinha bem na partida, para a entrada de Dudu.
O segundo tempo começou bem aberto, com chances para ambos os lados, incluindo uma oportunidade claríssima perdida por Dudu. Aos 18 minutos, em meio a esse frenesi, Ramon escapou bem pelo lado esquerdo e encontrou Cáceres livre na área. O lateral paraguaio foi frio para, de perna esquerda, bater no contrapé de Ronaldo e recolocar o Vitória em vantagem no placar.
Empolgados pelo gol, os torcedores reacenderam as arquibancadas e voltaram a fazer a festa no Barradão, o que deu ainda mais gás para o Leão seguir pressionando. Diferentemente do que aconteceu no final da primeira etapa, o fator mental pareceu pesar a favor do Vitória, que seguiu melhor até o apito final.
O Bahia ainda tentou pressionar em busca da reação, mas não conseguia furar o sistema defensivo montado por Jair Ventura.
O resultado sacramenta a primeira vitória do Vitória em clássicos desde o jogo de ida da decisão do Campeonato Baiano de 2024, ainda sob o comando de Léo Condé. Enquanto isso, o Bahia segue com o tabu de nunca ter vencido o Leão no Barradão em confrontos válidos pela Série A do Campeonato Brasileiro de pontos corridos.
Com a vitória de hoje, a equipe rubro-negra segue na 17ª colocação do Brasileirão, mas agora com 28 pontos, três a menos que o Santos, o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Por sua vez, o Bahia estaciona na sexta colocação com 43 pontos, seis pontos atrás do Mirassol, quarto colocado.
O próximo compromisso do Vitória é na segunda-feira (20), novamente às 21h30, contra o Santos na Vila Belmiro. Enquanto isso, o Bahia recebe o Grêmio na Arena Fonte Nova no domingo, às 20h30.