Temporada 2024 chega ao fim com dupla Ba-Vi alcançando seus objetivos na Série A
Ambos os times vão disputar torneios internacionais em 2025
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
2024 foi um ano de muitas emoções para torcedores de Bahia e Vitória. Com semestres bem invertidos, principalmente durante o Campeonato Brasileiro da Série A, ambas as equipes conseguiram alcançar seus objetivos para o final da temporada. No caso do Bahia, o Esquadrão está oficialmente classificado para disputar a Pré-Libertadores, podendo se classificar para a fase de grupos do principal torneio continental das Américas, já o Vitória, logo após voltar de uma Série C e conquistar o primeiro título nacional de sua história, consegue se garantir na elite do futebol brasileiro e ainda disputará a Copa Sulamericana de 2025.
O primeiro semestre do futebol baiano foi marcado especialmente com o título baiano conquistado pelo Vitória, que após 7 anos, conseguiu sair da seca de conquistas do Campeonato Estadual, após uma campanha sólida, e um Ba-Vi que estará para sempre na história do futebol do estado, em que após sair perdendo por 2 a 0 no Barradão, o Leão consegue reverter o placar e vencer o maior rival por 3 a 2 com dois gols de Matheus Gonçalves e um de Iury Castilho no último lance da partida. No jogo de volta, o Leão empatou com o Bahia por 1 a 1 e se consagrou campeão baiano pela 30ª vez em sua história.
Na Copa do Nordeste, as duas equipes decepcionaram. Após uma sequência de resultados decepcionantes, o Vitória foi eliminado na fase de grupos da competição, mesmo após bater o Treze-PB por 3 a 0, com direito a gol de Luiz Adriano com assistência de Luan, ambos que eram vistos como as contratações mais bombásticas do Vitória para a temporada. Já o Bahia, mesmo com o investimento gigantesco feito pelo Grupo City, foi eliminado na Semifinal da competição após empatar em 0 a 0 com o CRB-AL e ser superado nos pênaltis para o time alagoano.
Na Copa do Brasil, o Vitória entrou no torneio apenas na terceira fase, por ter sido Campeão Brasileiro da Série B na temporada anterior. Por conta disso, o time encarou logo de cara o Botafogo-RJ, que no final do ano conquistou simplesmente a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro de Futebol, e em meio a turbulência no comando de Léo Condé a frente do Vitória, o time foi superado no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro e já sob o comando de um dos principais responsáveis pela a retomada do Rubro-Negro, o Leão jogou bem, mas também foi superado pelo time carioca, sendo assim, eliminado da Copa do Brasil na terceira fase. Já o Bahia, caiu nas Quartas de finais da Copa Nacional após ser superado também duas vezes pelo Flamengo-RJ. No meio do caminho, o tricolor deixou diversas equipes para trás, como por exemplo, o próprio Botafogo-RJ, Criciúma-SC e Caxias-RS.
Enfim, o Campeonato Brasileiro da Série A, a elite do futebol brasileiro. O Bahia começou muito bem o Brasileirão, chegou inclusive a brigar entre os primeiros colocados, fazendo com que os torcedores até acreditassem na possibilidade do terceiro título nacional da história do Tricolor. Mesmo após estrear com derrota para o Internacional, no Beira Rio, o Bahia se recuperou e chegou a terminar o primeiro turno na 7ª posição com 9 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, totalizando 31 pontos nos primeiros 19 jogos de Brasileirão 2024. Já o Vitória teve um primeiro turno muito ruim. O Leão terminou a primeira metade do Campeonato Brasileiro da Série A na 18ª posição com apenas 15 pontos. Nos primeiros 19 jogos do Leão na volta para a Série A, o Rubro-Negro venceu quatro jogos, empatou três e perdeu doze partidas. Alguns jogos como o empate com o Bahia no Barradão e a derrota para o Atlético Goianiense por 2 a 0, também no Barradão foram alguns resultados que fizeram com que muitos portais e internautas colocassem o Rubro-Negro como o primeiro rebaixado para a Série B, mesmo que ainda estivesse na frente de Fluminense e do próprio Atlético Goianiense.
Na segunda metade do Brasileirão, o Vitória foi simplesmente impecável, nos mesmos 19 jogos, o Leão conseguiu vitórias importantes, principalmente nos duelos diretos na segunda parte da tabela e ao longo da competição, o Vitória venceu 9 jogos, empatou cinco e perdeu cinco, conquistando assim 32 pontos, sendo mais do que o dobro dos pontos conquistados no primeiro turno. A peso de comparação, o time teve o 7º melhor segundo turno de todo o Campeonato Brasileiro, ficando atrás de Botafogo, Corinthians, Inter, Palmeiras, Fortaleza e Flamengo. Já o Bahia, não fez o melhor segundo turno possível. Após uma boa primeira metade da competição, o Esquadrão terminou a segunda etapa da competição com seis vitórias, quatro empates e nove derrotas em 19 jogos, sendo o oitavo pior time do segundo turno do Brasileirão.
Mesmo assim, com a boa gordura feita no primeiro turno pelo Bahia, o Esquadrão assegurou na última rodada a sua classificação para a Pré-Libertadores, e precisará enfrentar rodadas em fases de mata-mata para tentar conquistar seu lugar na fase de grupos na Copa Libertadores da América de 2025. Já o Leão, após um segundo turno histórico, o Leão garantiu sua participação na Copa Sulamericana de 2025 com duas rodadas de antecedência, chegando na reta final ainda com chance de conquistar uma vaga na Copa Libertadores da América, porém, após empatar em 1 a 1 com o Grêmio, o Rubro-Negro se manteve fora da Competição em 2025.
Vale lembrar que o Vitória ainda teve o artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série A, sendo ele, Alerrandro, o atacante que também foi o artilheiro do Leão na temporada. Além disso, Alerrandro conquistou o prêmio de gol mais bonito do Brasileirão com uma pintura de bicicleta em que ele marcou contra o Cruzeiro, no Barradão.