Série B: Sem gordura para queimar, Bahia tem vaga de acesso sob ameaça real
Tricolor teve queda de rendimento no returno, e vive expectativa de voltar a vencer na Segundona
Foto: Felipe Oliveira/ECB
Com cinco jogos sem vencer na Série B e nenhuma vitória como visitante no segundo turno, o Bahia vê a sua vaga no G4 ameaçada pela primeira vez na competição. O Tricolor já teve nove pontos de vantagem para o 5º colocado, mas agora viu a diferença cair para apenas quatro.
O desempenho da equipe nos últimos cinco jogos é de zona de rebaixamento. Neste cenário, o Tricolor estaria no 18º lugar da competição, com três pontos. Confira abaixo a campanha de todos os times que ainda brigam para subir nas últimas cinco rodadas da competição:
2º Sampaio Corrêa - 13 pontos, com quatro vitórias e cinco gols de saldo;
5º Ituano - 11 pontos, com três vitórias;
6º Grêmio - 9 pontos, com três vitórias e três gols de saldo;
7º Sport - 9 pontos, com três vitórias e um gol de saldo;
8º Criciúma - 8 pontos, com duas vitórias;
9º Vasco - 7 pontos, com duas vitórias;
13º Londrina - 5 pontos, com uma vitória;
18º Bahia - 3 pontos, sem vitórias no período.
A fase atual fez o time baiano ter menos chance de subir, segundo cálculos de sites. O 'Chance de Gol' ainda calcula que o Esquadrão tem 89,1% de chance, mas outros portais já indicam porcentagens menores: o 'InfoBola', do matemático Tristão Garcia, indica 86% de probabilidade, enquanto o a UFMG considera 83,8%.
Com problemas na equipe, o Bahia caiu de rendimento, principalmente no setor defensivo. O time baiano sofreu 12 gols nos últimos nove jogos, uma média de 1,33 tentos sofridos por partida neste recorte, número maior do que os 10 gols anotados.
O Tricolor também conta com uma campanha muito ruim no segundo turno, sem nenhum triunfo como visitante e apenas 45,2% de aproveitamento. Ou seja, o Esquadrão é o 11º colocado na Série B, considerando apenas os pontos conquistados no returno.
Recém contratado após a demissão de Enderson Moreira, o atual treinador Eduardo Barroca diz que o elenco do Bahia é bom, e promete passar confiança aos atletas em busca de retomar o caminho dos bons resultados.
"Não vou individualizar. A responsabilidade, desde o dia em que eu assumi, de qualquer cenário, vai ser minha. Os jogadores precisam de confiança, e eu estou aqui para dar confiança a eles. É uma responsabilidade minha. Tenho bastante confiança, reconheço muito valor neste grupo e nos jogadores", opinou Barroca após o empate com o Novorizontino.
2015 não saiu da memória
Uma lembrança que ainda assombra os torcedores é a frustrada campanha do clube em 2015. Na ocasião, o Tricolor perdeu o acesso nas últimas 10 rodadas da competição, terminando o campeonato na 9ª posição, com 58 pontos.
O Bahia ainda encara Brusque (C), Grêmio (F), Vila Nova (C), Guarani (C) e CRB (F). Se fizer 10 destes 15 pontos que ainda disputa, o Esquadrão alcança a marca de 63 pontos. Nas últimas seis edições da Segundona, essa pontuação garantiu o acesso à Série A.
* Sob supervisão do editor Rafael Tiago Nunes