Samir Xaud é eleito novo presidente da CBF
Xaud assume o comando no lugar de Ednaldo Rodrigues

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem um novo presidente. Em eleição realizada neste domingo, (25), Samir Xaud foi escolhido para liderar a entidade máxima do futebol brasileiro. Natural de Roraima e com 41 anos, Xaud foi eleito por aclamação, sendo o único candidato na disputa.
O pleito aconteceu na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de representantes de 20 clubes e 26 federações estaduais com a única ausência da Federação Paulista de Futebol. Dos 141 votos possíveis, o novo presidente recebeu 103. Seu mandato vai até 2029.
Xaud assume o comando no lugar de Ednaldo Rodrigues, afastado da presidência após decisão do desembargador Gabriel Zefiro, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
Em seu primeiro discurso oficial como presidente, Samir Xaud adiantou algumas diretrizes de sua gestão. Entre as medidas anunciadas, está a proposta de limitar os campeonatos estaduais a no máximo 11 datas. Ele também afirmou que o combate ao racismo no futebol será uma prioridade da sua administração. Além disso, buscou encerrar a recente polêmica envolvendo o uso da camisa vermelha pela Seleção Brasileira.
Com o novo comando definido, a CBF inicia um novo ciclo com a promessa de mudanças estruturais e posicionamento firme diante de questões sociais e esportivas.