Revista se desculpa com família de Schumacher após divulgar entrevista falsa
Revista Die Aktuelle publicou entrevista gerada por inteligência artificial
Foto: Reprodução/Die Aktuelle
Após a viralização de uma entrevista falsa com Michael Schumacher, heptacampeão da Fórmula 1, a revista alemã Die Aktuelle se desculpou e demitiu a editora Anne Hoffmann. As ações ocorrem depois da família do ex-piloto afirmar que avalia entrar com uma ação legal contra a publicação que tornou-se pública na última semana.
Considerada sensacionalista, a revista expôs uma foto do multicampeão em sua capa com frases como "a primeira entrevista", em referência ao acidente de esqui sofrido por Schumacher, em 2013 e "parece muito real". Ainda constam citações atribuídas ao ex-piloto, mas no fim da matéria foram reveladas como criação de uma gerada por inteligência artificial.
"É realmente muito mais fácil com o apoio da família. Minha esposa e meus filhos foram uma bênção e eu não poderia ter superado isso sem eles. É claro que eles também estão muito tristes sobre como tudo correu, mas a vida é assim, infelizmente, às vezes temos que aceitar as coisas que correm mal. Eles me apoiaram e ficaram firmemente ao meu lado", diz um trecho da entrevista falsa, atribuído ao alemão".
"Este artigo de mau gosto e enganoso nunca deveria ter aparecido. Ele não atende de forma alguma aos padrões do jornalismo que nós - e nossos leitores - esperamos de uma editora como a FUNKE (grupo que controla a revista alemã). Como resultado da publicação deste artigo, as consequências pessoais serão imediatas. A editora-chefe Anne Hoffmann, que tem responsabilidade jornalística pelo jornal desde 2009, será demitida de suas funções", declarou Bianca Pohlmann, diretora-executiva do grupo.
O nome da Die Aktuelle já é conhecido da família de Schumacher. Em 2014, Corinna, esposa do heptacampeão, processou a revista após sua foto com o ex-piloto estampar a capa de uma edição com o título "Corinna encontra um novo amor".
Schumacher se recupera de um traumatismo craniano em consequência de um grave acidente de esqui, sofrido em dezembro de 2013 na Suíça. O ex-piloto é mantido sob sigilo, bem como os detalhes de seu estado de saúde, na casa da família no mesmo país.