NotíciasEsporteRetrospectiva do Vitória em 2022: a grande arrancada rumo ao acesso à Série B

Retrospectiva do Vitória em 2022: a grande arrancada rumo ao acesso à Série B

Com a chegada do técnico João Burse, Leão cresceu de rendimento na competição e conseguiu um acesso que parecia improvável

| Autor: João Grassi*

Foto: Pietro Carpi/ECV

A temporada 2022 teve um início complicado para o Vitória, mas os torcedores do Leão puderam comemorar o maior objetivo alcançado no fim do ano: o time baiano subiu da Série C para a B, após uma grande arrancada na reta final do campeonato.

Trajetória na Terceirona

Apenas 10 dias após ser eliminado na preliminar da Copa do Nordeste de 2022, o Vitória foi rebaixado novamente à Série C, 16 anos depois de sua única participação na Terceirona.

O pior ainda estaria por vir, quando o Leão acumulou a quarta eliminação seguida na primeira fase do Campeonato Baiano. O resultado negativo culminou na demissão do técnico Dado Cavalcanti.

A diretoria rubro-negra agiu rápido e logo anunciou o retorno de Geninho, que havia passado pelo clube entre 2019 e 2020. A passagem do treinador, entretanto, durou apenas quatro jogos, dois deles pela Série C, em que o time baiano perdeu ambos.

Com a chegada do diretor de futebol Rodrigo Pastana, o Vitória supreendeu e anunciou a contratação do treinador Fabiano Soares, que acumulava mais trabalhos em Portugal que no Brasil.

Apesar de ter conseguido os primeiros resultados positivos do Leão na Terceirona, Soares foi demitido com três triunfos, dois empates e quatro derrotas, deixando o time na 16ª colocação, apenas uma posição acima da zona de rebaixamento.

Arrancada

O Vitória optou então por trazer um velho conhecido da torcida. Com passagem exitosa pela divisão de base, João Burse retornou ao clube e colocou o Leão em novos trilhos, vencendo cinco partidas e empatando três, uma grande arrancada da 16ª para a 7ª colocação, evitando o rebaixamento e ainda se mantendo vivo pelo sonho de retornar à Série B.

No quadrangular final da Terceirona, o Leão seguiu com a boa fase e conseguiu o que parecia improvável, o acesso para a Segunda Divisão. Com duas vitórias, três empates e uma derrota, a equipe de Burse ficou em segundo na sua chave e terminou o campeonato na 4ª colocação.

Apoio da torcida

A campanha foi marcada por uma grande participação do torcedor no Barradão. O Vitória teve os dois maiores públicos e a maior média da Série C, com 15.935 pessoas em 13 partidas realizadas em Salvador.

Os destaques individuais do Leão foram Dalton, Marco Antônio e Alan Santos, goleiro e dupla de zaga que formaram a defesa que não sofreu gols em quatro das seis partidas do quadrangular final. Além deles, o atacante Rafinha, artilheiro do time com oito gols na Série C, o centroavante Tréllez, que cresceu na reta final da competição, e o volante Dionísio, peça chave no meio-campo e autor do gol do acesso.

Tags

Notícias Relacionadas